quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mudança




      Alguns teóricos, entre eles Freitas ( 2002), enfatizam que as reformas educativas atuais colocam os educadores em confronto com dois desafios: reinventar a escola como local de trabalho e reinventar a si mesmo como pessoas e profissionais da educação. Isto é um indicativo de que os educadores precisam não apenas colocar em questão, o reinventar suas práticas educativas, no sentido de repensar suas atitudes, concepções, métodos e conhecimentos sobre o processo de aprendizagem do discente, como também suas relações profissionais que começa com a observação de sua postura em relação ao outro.
     Muitos são os caminhos para que ocorram algumas mudanças significativas na atuação docente frente ao seu relacionamento com os discentes. O educador deve se colocar no lugar do aluno analisando o quanto é difícil aprender aquilo que  o professor deseja que ele aprenda.
     Refletindo sobre isto, nas aulas de violão faço uma comparação com o meu aprender a tocar, devo aprender as notas musicais, o som que surge a cada diferente toque, a dificuldade que encontro para soar uma melodia, assim como uma criança aprendendo a ler, descobrindo o som de cada letra, o som que surge a cada diferente junção e a dificuldade que cada um encontra para ler e compreender o que leu. Pensando desta forma tenho mais paciência com os alunos e me coloco no lugar deles, compreendendo como é difícil e ao mesmo tempo extraordinário a arte de aprender.




Nenhum comentário:

Postar um comentário